Cirurgia Geral

Compreende a Cirurgia Abdominal, a Cirurgia videolaparoscópica e a Cirurgia do trauma. A Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina reconhecem a Cirurgia Geral como especialidade para o estudo dos mecanismos fisiopatológicos, tratamento de enfermidades passíveis de procedimentos cirúrgicos, como:

Hérnias inguinal, umbilical, epigástrica, hiatal, entre outras;
Pedra na vesícula;
Inflamação da vesícula biliar;
Hemorroidas;
Doença diverticular dos cólons;
Diverticulite aguda;
Úlcera gástrica;
Traumas.

Cirurgia Digestiva

A cirurgia do aparelho digestivo é a especialidade que trata de maneira cirúrgica das doenças dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos: esôfago, estômago, fígado, pâncreas, baço, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

As doenças do aparelho digestivo podem ser benignas e tratadas clinicamente.Outras, são mais graves e necessitam de intervenção cirúrgica, como hérnia de hiato e hemorroidas. E as doenças malignas, como o câncer, que pode acometer todos os órgãos do aparelho digestivo.

Cirurgia da Obesidade

Uma nova subespecialidade é a cirurgia bariátrica. Com o termo técnico de gastroplastia, é comumente conhecida como cirurgia para redução do estômago, por meio de uma plástica no estômago indicada no tratamento da obesidade em pessoas com IMC muito elevado e que não conseguem emagrecer com tratamento clínico. Somente um cirurgião com titulação específica pode indicar e realizar esse tipo de cirurgia.

Cirurgia minimamente invasiva - Videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma cirurgia realizada com a ajuda de câmeras introduzidas na cavidade pélvica e abdominal por meio de pequenas incisões e é realizada no Brasil desde a década de 1980.

O advento da Cirurgia Minimamente Invasiva foi uma verdadeira revolução na medicina ao permitir que cirurgias fossem realizadas por meio do uso de equipamentos sem a necessidade de grandes cortes no paciente e monitoradas por vídeo.

A cirurgia por videolaparoscópica podem ser indicadas para retirada de cálculos na vesícula biliar, correção do refluxo gastrosofágico, correção das hérnias da parede abdominal, tratamento de tumores gastrointestinais e tratamento da obesidade grave.

Minimamente invasiva, essa técnica ocasiona menores traumas nos tecidos, menos dor pós-operatória, pouca perda de sangue durante o procedimento, menor tempo de internação hospitalar e consequente risco menor de infecção, rápido retorno precoce às atividades normais e profissionais e melhor resultado estético.

Cirurgia Coloproctológica

Coloproctologia é uma especialidade médica cirúrgica que estuda as doenças do intestino grosso, do reto e ânus.

A origem da palavra vem do grego:

Colo(cólon): do latim imp. colon, ou do grego kólon, significando parte do intestino grosso situada entre o íleo e o reto;

Procto: do grego proktós, significando ânus e, por extensão, reto;

Logia: do grego lógos, significando ciência, estudo.

Cirurgia proctologica é o procedimento cirúrgico realizado por médico com titulação específica para o tratamento de doenças que afetam essa parte do aparelho digestivo.